O Corpo Musical do CMDP II representa o fazer musical da instituição em vários formatos possíveis, como Banda de Música, Orquestras e Coral.
O Ensino de Música abrange alunos desde os 6 aos 10 anos com musicalização infantil e dos 10 aos 17 anos de idade para conhecimentos teóricos e práticos nos grupos musicais disponíveis.
O Corpo Musical foi criado com o objetivo de abrilhantar as solenidades cívico-militares e culturais realizadas pelo colégio.
É uma seção voltada para a formação artística musical do aluno, onde se procura desenvolver a aptidão musical e cultural como parte da formação do indivíduo.
O aluno que participa das formações musicais recebe aulas teóricas e práticas, dando-lhes condições para executar repertórios cívicos, militares e populares.
Podemos apreciar as apresentações do corpo musical nas formaturas semanais, além de outras em datas comemorativas, onde proporciona aos integrantes do colégio, ritmo, marcialidade e vibração. Outros destaques musicais são as apresentações no meio civil, integrando, com isso, a sociedade ao nosso estabelecimento de ensino.
GESTORES MUSICAIS:
2002 a 2007 – 1º Ten RRm William Cezário
2007 a 2010 – Maj RRm Ebes Vaz da Silva
2010 a 2010 – Maj RRm Eraldo Leite
2011 a 2012 – Maj RRm Elias Cordeiro
2012 a 2013 – Maj RRm Giovane Rufino
2015 a 2016 – Maj RRm Elias Cordeiro
2016 a 2017 – SubTen Samuel Alcântara
2017 a 2021 – 2º Ten QOBM/Mús Luciana de Oliveira Carvalho
Atual – 1º Ten QOBM/Mús Ademir Junior
SOBRE O MAESTRO
Destaque na música instrumental brasileira e mestre na improvisação, o multi-instrumentista, arranjador e compositor Ademir Junior está entre os músicos brasileiros mais virtuosos e criativos da atualidade.
Autodidata no saxofone, tem contribuído para a história do instrumento no Brasil, popularizando as possibilidades técnicas, sendo cada interpretação popular do saxofone uma extensão do seu conhecimento erudito. É o primeiro saxofonista brasileiro de jazz a se tornar artista da Selmer, maior marca de saxofones no mundo.
Iniciou seus estudos musicais com seu pai, o também clarinetista e subtenente veterano da PMDF, Ademir Rodrigues Pereira.
Escritor do livro “Caminhos da Improvisação”, baseado no seu conhecimento e experiência em mais de 60 cursos lecionados no país. Em sua trajetória idealizou a Brasília Big Band, hoje intitulada “Orquestra JK”. Em 2005 idealizou o Curso de Improvisação como matéria do Curso Internacional de Verão de Brasília (CIVEBRA), na Escola de Música. Participa de cursos e festivais motivando e educando na arte e no conhecimento técnico da improvisação e como maestro de Big Band.
Foi condecorado com as seguintes comendas do Governo de Brasília por seus relevantes serviços prestados à Capital Federal: Ordem do Mérito Brasília, Ordem do Mérito Dom Pedro II, Defesa Civil, Mérito Buriti, Mérito Alvorada e Mérito Golden Phoenix da Polícia Federal, Mérito do Músico Militar, Medalha da Academia Brasileira de Artes, Cultura e História no grau de Maestro e Mérito da Polícia Federal, Mérito Musical Anacleto de Medeiros pela Banda de Música do CBMDF, Medalha dos Pacificadores, Mérito da Segurança Pública do Distrito Federal.
Já se apresentou e gravou com Chris Potter, John Patitucci, Bob Mintzer, Paquito D’Rivera, Baptiste Herbin, Hermeto Pascoal, Mart’nália, João Bosco, Roberto Menescal, Rosa Passos, Alexandre Pires, Elza Soares, João Donato, Ed Motta, Toninho Horta, Guinga, Arthur Maia, Idriss Boudrioua, Toninho Ferragutti, Jhonny Alf, Nico Assumpção, Lula Galvão, Alexandre Carvalho, Vitor Santos, Hamilton de Holanda, Grupo Solo Brasil etc.
Gravou 8 álbuns como artista principal: Gratidão(2002), Vitória na Cruz(2007), Brasilidades(2009), Camaleão(2012), Camaleão II(2015), Camaleão III(2018), Brasil do Saxofone(2016) e Good Vibes(2019).
Atualmente é Artista Selmer, Vandoren e Barkley, Maestro da Orquestra JK, Diretor e idealizador da Escola de Solistas e Maestro Titular do Corpo Musical do Colégio Militar Dom Pedro II.
Ingressou nas fileiras do CBMDF em 29 de Julho de 1996. No concurso alcançou a primeira colocação para vagas de clarineta. Ao longo dos anos foi discente dos seguintes cursos na corporação: CFSD 1996, CAS 2007, CAP 2012 e CHO 2013. De 2008 até os dias atuais já escreveu mais de 100 arranjos para a Banda do CBMDF, com destaque de composições como: Dobrado Governador de Brasília, Dobrado Comandante Geral do CBMDF e Canção dos Veteranos. Assumiu o Corpo Musical do CMDP II em Novembro de 2021.