A Seção de Apoio aos Projetos Educacionais do Colégio Militar Dom Pedro II-CMDPII foi criada para atender a demanda do colégio por participações em concursos e olimpíadas do
conhecimento. Posteriormente, o campo de atuação foi ampliado em decorrência do surgimento de novas demandas e tecnologias na área de ensino, exigindo do colégio a absorção dessas inovações.
Atualmente, a seção presta suporte ao Departamento de Ensino no desenvolvimento acadêmico dos educandos do colégio, organizando as olimpíadas do conhecimento, concursos acadêmicos, desenvolvendo projetos nas áreas de robótica educacional, xadrez, entre outros.
Diante da necessidade de enriquecer e dar suporte a essas atividades, buscamos trabalhar as habilidades sócio emocionais, relacionar o conhecimento teórico ao prático, orientar os alunos nas escolhas de seus caminhos pedagógicos e profissionais e desenvolver a pesquisa e o pensamento científico. Tais ações têm a intenção de incentivar os estudantes na busca e aprimoramento de suas potencialidades.
Conheça alguns de nossos Projetos
O Mundo Dom Pedro em parceria com a Internationali Negotia, uma instituição formada por
alunos do Ensino Superior, que há 21 anos realiza simulações de debates da ONU (Organizações das
Nações Unidas) no Brasil. Esse evento consiste em debates realizados em fóruns internacionais
simulados, como o Conselho de Segurança da Organização das NaçõesUnidas (CSNU), a Assembleia
Geral das Nações Unidas (AGNU), entre outros. Nesses debates, os alunos assumem o papel de
embaixadores dos países que representam no Mundo Dom Pedro.
Este projeto busca ajudar os jovens na definição da carreira profissional, bem como
identificar potenciais estudantes de Direito. Por meio de visitas dirigidas, o STJ transforma-se em um
verdadeiro laboratório para alunos de nível médio do Distrito Federal e entorno, num trabalho que
busca informar, apoiar e esclarecer as principais dúvidas de seus participantes, tornando a escolha
profissional uma decisão mais autônoma e harmoniosa. O programa, no entanto, não traz benefícios
apenas para os estudantes. As visitas às sessões de julgamento possibilitam ao Tribunal maior contato
com a sociedade, favorecendo a divulgação de seu papel institucional. “O Despertar Vocacional
Jurídico” é também uma forma de o STJ cumprir com seriedade um preceito constitucional: aquele que
prevê a responsabilidade que toda instituição pública tem de contribuir na formação educacional e
cidadã dos brasileiros.
Em um mundo cada vez mais automatizado e tecnológico, o curso de robótica educacional
proporciona a inserção na linguagem tecnológica, no desenvolvimento do raciocínio e na visão
interdisciplinar, no momento em que o conhecimento de robótica perpassa diversas áreas do
conhecimento, como matemática, física e química, além de desenvolver a psicomotricidade fina.
Informática
Obedecendo o disposto na LDB que prevê em seu artigo 1º parágrafo 2º que “a Educação
escolar deverá vincular-se ao mundo do trabalho e à prática social” o curso de informática tem por
objetivo oportunizar ao aluno CMDPII a sua inserção no mercado de trabalho com o aprendizado das
linguagens de computação e programação em dois níveis, básico e intermediário.
Voltado para alunos do Ensino Fundamental I, (do 2ºao 5º ano), ocorre dentro da grade
horária regular. O projeto visa desenvolver de maneira lúdica, habilidades de raciocínio lógico e
matemática.
Olimpíadas
O Concurso Canguru é aberto a todos os estudantes do 3º ano do Fundamental I até a 3ª série do Ensino Médio que desejam se dedicar e desafiar seus conhecimentos Matemáticos.
São apresentadas questões de raciocínio lógico e resolução de problemas que buscam encorajar o engajamento e despertar o amor pela Matemática!
A OBB é um projeto voltado para estudantes de Ensino Médio, organizado pelo Instituto Butantan e apoiado pela ESIB, com o intuito de promover e disseminar o conhecimento nas áreas da Biologia.
As Olimpíadas do conhecimento ocorrem no decorrer do ano de acordo com calendário dos organizadores. O colégio é inscrito em 23 Olimpíadas, sendo 3 organizadas por entidades particulares
e ONG’s e 20 organizadas por órgãos governamentais.
Olimpíada Brasileira de Neurociências (OBN), ou Brazilian Brain Bee, é uma olimpíada científica voltada para alunos do ensino médio, cujo principal objetivo é despertar o interesse dos estudantes para o conhecimento científico de Neurociências.
É organizada em etapas locais, em que são selecionados os campeões locais. Estes competem então na etapa nacional, a qual define o campeão brasileiro que competirá na etapa internacional, a International Brain Bee.
O objetivo da OBA é levar “a maior quantidade de informações sobre as ciências espaciais para a sala de aula, despertando o interesse nos jovens”, promovendo a disseminação dos conhecimentos básicos de forma lúdica e cooperativa entre professores e alunos, além de mantê-los atualizados
A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas – OBMEP é um projeto nacional
dirigido às escolas públicas e privadas brasileiras, realizado pelo Instituto de Matemática Pura e
Aplicada – IMPA, com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática – SBM, e promovida com
recursos do Ministério da Educação – MEC e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação – MCTI.
Criada em 2005 para estimular o estudo da matemática e identificar talentos na área. A
OBMEP tem como objetivos principais:
– Estimular e promover o estudo da Matemática;
– Contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica, possibilitando que um maior
número de alunos brasileiros possa ter acesso a material didático de qualidade;
– Identificar jovens talentos e incentivar seu ingresso em universidades, nas áreas científicas
e tecnológicas;
– Incentivar o aperfeiçoamento dos professores das escolas públicas, contribuindo para a sua
valorização profissional;
– Contribuir para a integração das escolas brasileiras com as universidades públicas, os
institutos de pesquisa e com as sociedades científicas;
– Promover a inclusão social por meio da difusão do conhecimento.
• Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica;
O objetivo da OBA é levar “a maior quantidade de informações sobre as ciências espaciais para
a sala de aula, despertando o interesse nos jovens”, promovendo a disseminação dos conhecimentos
básicos de forma lúdica e cooperativa entre professores e alunos, além de mantê-los atualizados