SORTEIO PÚBLICO ELETRÔNICO

Saiba como é realizado o sorteio de vagas para o Processo Seletivo Educação Infantil

O processo seletivo para ingresso na Educação Infantil (infantil IV) será feito por meio de um sorteio público de forma eletrônica. O sorteio público eletrônico será realizado com a presença de, no mínimo, 04 (quatro) profissionais dos seguintes setores do CMDPII: 01 (um) do Departamento de Ensino, 01 (um) do Núcleo de Informática, 01 (um) da Assessoria Jurídica e 01 (um) da Seção de Ouvidoria e Relações Públicas, não sendo obrigatória a presença dos candidatos.

O sorteio público eletrônico, uma inovação no CMDP II, já esta sendo utilizado por diversos órgãos federais como o Instituto Federal de Santa Catarina, Instituto Federal de Brasília, entre outros.

Regras do sorteio público eletrônico

Conforme edital, após o encerramento do prazo de inscrições, é divulgada a lista final dos candidatos homologados. Essa listagem contém uma coluna chamada “número para sorteio”, onde cada candidato recebe um número. Esses números são sorteados aleatoriamente, independentemente do número de vagas disponíveis. A partir deste sorteio aleatório de números é que a classificação dos candidatos é feita e o resultado é processado e publicado.

Funcionamento do Sistema de sorteio público eletrônico

O sistema sorteia aleatoriamente a ordem dos números a partir de uma “semente” que o dispara. Essa semente garante a aleatoriedade do processo e permite, inclusive, a reprodução de um sorteio já realizado com obtenção de um resultado idêntico. Com isso, a semente gerada a cada sorteio pode ser utilizada para fins de auditoria.

Sobre a semente utilizada no sorteio público eletrônico

A semente é um número pseudo-aleatório, composto por uma sequência de 13 algarismos, baseado na Hora UNIX (referência numérica amplamente utilizada em sistemas operacionais, definida como a quantidade de segundos passados desde 01/01/1970 UTC até o momento atual). Assim, cada vez que se clica no botão para realizar o sorteio, uma lista diferente é gerada, sendo o tempo contado a partir da Hora UNIX o fator que torna a lista pseudo-aleatória em lista realmente aleatória.

Como auditar o sorteio público eletrônico

É possível verificar a autenticidade do sorteio público eletrônico realizado utilizando a semente publicada após cada sorteio. Para isso, o CMDP II disponibiliza para download uma versão de auditoria do sistema de sorteio eletrônico.

Siga os passos abaixo para replicar um sorteio.

Passo-a-passo para sorteios realizados no Sistema de Ingresso:

1) Faça o download do programa utilizado para realização do sorteio público eletrônico (Requisitos: navegadores Firefox ou Chrome – não funciona em navegadores Internet Explorer);

2) Descompacte a pasta do download com o auxílio de um programa de compactação de arquivos (ex: 7-Zip, WinZip, WinRAR, PeaZip);

3) Na pasta descompactada, abra o programa “sorteio auditoria”;

4) Insira o número total de candidatos inscritos no processo seletivo, publicado antes do sorteio, e o número 0 (zero) para a quantidade de vagas;

5) Marque a opção “Inserir semente manualmente” e coloque a semente do sorteio a ser auditado, conforme publicado após o sorteio;

6) Clique no botão “Gerar Lista”;

7) Efetue a comparação da saída do programa com a lista publicada após o sorteio.