SORTEIO PÚBLICO ELETRÔNICO

Saiba como é realizado o sorteio de vagas para o Processo Seletivo Educação Infantil 2025

O processo seletivo para ingresso na Educação Infantil (infantil IV) será feito por meio de um sorteio público de forma eletrônica. O sorteio público eletrônico será realizado com a presença de, no mínimo, 04 (quatro) profissionais dos seguintes setores do CMDPII: 01 (um) do Departamento de Ensino, 01 (um) do Núcleo de Informática, 01 (um) da Assessoria Jurídica e 01 (um) da Seção de Ouvidoria e Relações Públicas, não sendo obrigatória a presença dos candidatos.

O sorteio público eletrônico, uma inovação no CMDP II, já esta sendo utilizado por diversos órgãos federais como o Instituto Federal de Santa Catarina, Instituto Federal de Brasília, entre outros.

Regras do sorteio público eletrônico

Conforme edital, após o encerramento do prazo de inscrições, é divulgada a lista dos candidatos homologados. Essa listagem contém uma coluna chamada “número para sorteio”, onde cada candidato recebe um número. Esses números são sorteados aleatoriamente, independentemente do número de vagas disponíveis. A partir deste sorteio aleatório de números é que a classificação dos candidatos é feita e o resultado é processado e publicado.

Funcionamento do Sistema de sorteio público eletrônico

O sistema sorteia aleatoriamente a ordem dos números a partir de uma “semente” que o dispara. Essa semente garante a aleatoriedade do processo e permite, inclusive, a reprodução de um sorteio já realizado com obtenção de um resultado idêntico. Com isso, a semente gerada a cada sorteio pode ser utilizada para fins de auditoria.

Sobre a semente utilizada no sorteio público eletrônico

A semente é um número pseudo-aleatório, composto por uma sequência de 13 algarismos, baseado na Hora UNIX (referência numérica amplamente utilizada em sistemas operacionais, definida como a quantidade de segundos passados desde 01/01/1970 UTC até o momento atual). Assim, cada vez que se clica no botão para realizar o sorteio, uma lista diferente é gerada, sendo o tempo contado a partir da Hora UNIX o fator que torna a lista pseudo-aleatória em lista realmente aleatória.

Como auditar o sorteio público eletrônico

É possível verificar a autenticidade do sorteio público eletrônico realizado utilizando a semente publicada após cada sorteio. Para isso, o CMDP II disponibiliza para download uma versão de auditoria do sistema de sorteio eletrônico.

ATENÇÃO: Verifique no edital, na seção “Seleção dos candidatos”, qual o sistema utilizado no seu processo seletivo.

Siga os passos abaixo para replicar um sorteio.

Passo-a-passo para sorteios realizados no Sistema de Ingresso:

1) Faça o download do programa utilizado para realização do sorteio público eletrônico (Requisitos: navegadores Firefox ou Chrome – não funciona em navegadores Internet Explorer);

2) Descompacte a pasta do download com o auxílio de um programa de compactação de arquivos (ex: 7-Zip, WinZip, WinRAR, PeaZip);

3) Na pasta descompactada, abra o programa “sorteio auditoria”;

4) Insira o número total de candidatos inscritos no processo seletivo, publicado antes do sorteio, e o número 0 (zero) para a quantidade de vagas;

5) Marque a opção “Inserir semente manualmente” e coloque a semente do sorteio a ser auditado, conforme publicado após o sorteio;

6) Clique no botão “Gerar Lista”;

7) Efetue a comparação da saída do programa com a lista publicada após o sorteio.